sexta-feira, 15 de junho de 2012

8º Festival de Rock da Lua Grande: Venha até aqui!


A próxima parada da turnê, como dito anteriormente foi para Conceição do Araguaia. Depois de um longo - mas beeeem longo - trajeto para chegar à cidade, fomos rumo ao 8º show da turnê que seria no 8º Festival de Rock da Lua Grande.



Conceição do Araguaia fica no sul do Pará, já na divisa com o Tocantins. O que separa os dois estados é o belíssimo Rio Araguaia, que na época de Julho seca e forma as praias e ilhas de água doce. Do inverno friorento do Sudeste, partimos para o “veraneio” do Pará. Praticamente um choque térmico.


Conceição foi a cidade que nossa cantora Babi Jaques cresceu. Saiu de Recife pra lá aos mínimos 6 anos de idade e morou 11 anos por lá. Dessa vivência em terras paraenses que surgiram muitas músicas dela, como “Manakereki Baby Blues”, referência que a cantora faz aos artistas conceicionenses Zé Valdi e Manelão, que entoavam a canção “Tori... Manakereki... Tori...” que vem de uma língua  indígena e quer dizer “Homem branco, venha até aqui”. Essas duas figuras foram os grandes responsáveis pela iniciação da música na pequena Babi, e por tabela, responsáveis por essa máfia. Por isso, ao chegarmos ela fez questão de apresentá-los a toda a banda em um encontro inesquecível regado de muita prosa, música, aprendizado, cervejinhas, tacacá, churrasco, açaí e muitos mimos preparados por Dona Rhéa (mãe) e Dona Alice (avó).





Foi um dia realmente lindo e necessário. 

Infelizmente, não tivemos a oportunidade de repetir a dose, pois o grande Manelão faleceu ainda em 2011, deixando eternas saudades e admirações. Apesar de saber que ele estará sempre olhando por nós.



Enfim...
Tivemos um bom descanso, regado aos mimos da dona Rhéa e dona Maria Alice, mãe a avó de Babi. Foram dias de luxo para uma turnê tão corrida. Passamos 3 merecidos dias lá.




A nossa primeira apresentação foi no acústico do Lua Grande, uma prévia bem intimista, realizado na praia das Gaivotas, na barraca do Pauleno. A praia das Gaivotas é a principal praia do veraneio. 


O evento aconteceu a noite e foi muito bonito e especial tocar (música) e tocar os pés no Araguaia. Atravessamos o rio a noite morrendo de medo das arraias. Uma aventura boa de passar, pra se instigar mais ainda pra mandar um som pro pessoal. Foi uma prévia gostosa e contagiante.



O Festival de Rock da Lua Grande foi um evento realizado pelos amigos roqueiros da cidade, como intuito de disseminar o estilo em Conceição e abrir espaço para as bandas tocarem. O primeiro festival (e inesquecível) foi um marco muito importante para que despertasse em Babi e seu irmão a vontade de tocar. E juntos montaram uma banda que participaria de todas as outras edições do Festival. Até que um dia ao seguir rumos diferentes, Babi encontrou os Sicilianos e Pedro a profissão de educador físico concursado (hehehe). Assim, estava sendo muito especial para ela e para todos da banda, voltar a cidade, ao evento, com o nosso trabalho que de uma certa forma, nasceu em parte de uma semente plantada ali. Não precisa contar o quanto foi importante pra Pedro organizar esse evento, trazer a irmã e assisti-la, deixando o irmão extremamente emocionado (tão bonitinho chorando de alegria) durante o show.




O evento contou com uma estrutura muito bacana e uma programação  bastante diversificada. A “The Sholes” apresentou um trabalho muito bacana que agradou desde crianças a idosos. Mostrando a possibilidade que o Rock tem em atingir diversos públicos na cidade. Uma banda que junto com “Aqueles Caras” tem encabeçado uma reviravolta na cidade, criando o hábitos dos conceicionenses consumirem musical autoral. Estão ambas de parabéns por esse desafio de sucesso! Outras bandas legais que passaram pelo evento e vieram diretamente de Palmas – TO, foram “Thunder Rage”, “Maquinários”, “Punk Sematary”!

Tá curioso? O Blog Consciência explosiva fez a cobertura do evento. Saca lá!

Falando em Palmas, trocamos discos com o pessoal da banda La Cecilia, representada por Rafael Bertuol, que foi prestigiar o evento e as bandas. Um trabalho bem bacana da cena tocantinense.

Por enquanto é isso, pessoal! Em breve contaremos mais sobre nossas aventuras araguaianas, pois  nesse meio tempo já tivemos várias!

Muito obrigada a todos que fazem o Lua Grande pelo convite, recepção e construção. Em breve estaremos de volta para prosear, criar e tirar sons juntos na beira do encantador rio Araguaia!

Até logo!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...