Baarbaridade tchê!
Finalmente postaremos sobre nossa passagem pelo Rio Grande do Sul.
No dia 21 de agosto, comemorando o aniversário da caçula Babi Jaques, completando seus 21 aninhos, a família siciliana partiu de Belo Horizonte para Porto Alegre para defender a música "A lágrima do palhaço" no 24º Festival da Moenda e realizar um show no FENCAN (Festival da Cana e da Rapadura) no dia seguinte.
A expectativa era era a melhor possível. Não parávamos de pensar que em 1 ano de banda, estávamos indo tão longe, literalmente.
Tivemos uma grande aventura quando chegamos em Porto Alegre. Munidos das nossas "poucas" bagagens e 1 case de ferragem de 40 kg, inventamos de pegar o metrô do aeroporto para a rodoviária de POA. Inventamos para nunca mais. A dor nas costas no outro dia foi geral.
Tivemos a primeira lição do dia: O barato, as vezes, custa caro o ortopedista.
Mas chegamos...
Santo Antônio da Patrulha fica a 76km de Porto Alegre. E a passagem é baratinha. Animamos e compramos logo para não ficarmos sem. Como fizemos muito esforço para chegar a rodoviária, todos caímos no sono logo que entramos no ônibus, que foi vazio.
Quando acordamos, já assustados, o ônibus estava lotado. No estilo PE15-Boa Viagem em horário de Pico. Gente em pé que não dava pra se movimentar. Homem, menino, mulher, bebê, papagaio, cachorro... todos a caminho de Santo Antônio da Patrulha para o FESTIVAL DA MOENDA. Achamos o máximo. No entanto, estranhamos que já se passavam duas horas que estávamos no ônibus. E ouvíamos aquele velho "Tá chegando" quando perguntavamos sobre a distância da cidade. Percebemos que pegamos o famoso ônibus "Pinga-Pinga" e duramos quase 3 horas pra chegar.
Segunda lição do dia: O barato deve ser sempre investigado.
Procuramos nos hospedar no hotel com melhor custo-benefício para nós. Apesar das más experiências que já tivemos com alguns hotéis e albergues, gostamos do preço baratinho da pousada que nos indicaram. Ficamos na Pousada dos Oliveiras. O lugar é uma graça e os
funcionários educadíssimos. O proprietário Adroaldo, nos recebeu com muita simpatia e hospitalidade e não deixou que faltasse nada para nós, inclusive o docinho para comemorar o aniversário de Babi. Recomendamos para quem procura hotel em Santo antônio da Patrulha.
Terceira lição do dia: Finalmente o barato valeu a pena.
Quando chegamos no Ginásio que foi realizado o Festival ficamos ABESTALHADOS. A estrutura era mega, o lugar enorme, o som perfeito, o palco gigante... enfim... ficamos maravilhados.
Sentimos uma relativa diferença entre esse festival e os outros festivais que participamos. Não falamos só em estrutura e organização, mas principalmente da relação subjetiva que as pessoas da cidade têm com este festival.
A moenda é um festival tradicional, que os adultos nos falaram que iam desde pequenininhos. Diante disso entendemos porque o ônibus vinha tão lotado. Além disso, o festival é um evento pago (e não é barato pra assistir) mesmo assim o ginásio a noite estava lotadíssimo!
A nossa apresentação foi boa. Estavamos muito instigados naquele palco, naquele lugar e fizemos o dever de casa. Apesar de termos uma recepção maravilhosa do público, não acreditávamos que levaríamos algum prêmio para casa. O Festivial da Moenda durante muito tempo foi um festival Nativista. A cultura gaúcha é muito bairrista. E nós erámos muito diferentes de toda aquela realidade, não sabíamos como isso soaria para quem estava nos assistindo.
Além disso, a concorrência era LINDA. Um festival de alto nível de organização, estrutura e canditados.
O festival foi transmitido Online e tivemos nossa família na torcida. Foi muito gostoso compartilhar com todos o momento em que fomos citados como finalistas. Ganhamos a viagem.
Só de ter ido para a final em um evento daquele já era valioso.
E O FENACAN?
No dia 22, fizemos um show no FENACAN (Festival da Cana e da Rapadura) que acontece paralelamente a moenda. Foi um espaço muito legal para mostar o nosso show e divulgar o nosso EP. Infelizmente o som não estava tão bom quanto esperávamos. Mas mesmo assim conseguimos dar o nosso recado.
Logo após fomos para a final da Moenda. Nossa apresentação na Final foi melhor do que a do dia anterior. Estavamos mais seguros e "quentes", pois tinhamos acabado de fazer um show.
Na final, mais familiares estavam acompanhando. O que tornou tudo mais emocionante. Na hora do resultados, nosso pais, tios, avós comemoraram conosco, quando fomos chamados para receber o troféu de MELHOR INTÉRPRETE. Estavámos muito felizes.
Logo após fomos para a final da Moenda. Nossa apresentação na Final foi melhor do que a do dia anterior. Estavamos mais seguros e "quentes", pois tinhamos acabado de fazer um show.
Na final, mais familiares estavam acompanhando. O que tornou tudo mais emocionante. Na hora do resultados, nosso pais, tios, avós comemoraram conosco, quando fomos chamados para receber o troféu de MELHOR INTÉRPRETE. Estavámos muito felizes.
Pra completar, quando estavamos saindo do palco, nos chamam novamente para receber o prêmio de MELHOR VISUAL DE PALCO, com o figurino vermelho e preto (Babi: Se fosse vermelho e branco ganharíamos mais prêmios).
Além de tudo isso, o Festival nos rendeu a gravação do programa Cena Musical em Porto Alegre, fomos convidados por um dos jurados que é o apresentador do programa.
Gravamos na Assembléia Legislativa de Porto Alegre, estamos aguardando a edição do material para soltar na internet.
Conhecemos muita gente bacana no Sul. Nos deu muita vontade de continuar na estrada. O que vivemos em Minas e no Rio Grande do Sul foi definitivo para tormarmos decisões futuras que resultarão nos próximos post desse blog.
Última lição do dia: Todo investimento valeu a pena!
oi babi tudos bem com a família o show no matriz foi excelente tô acompanhando bjs!!!! Rafael.
ResponderExcluirbabi o tio leo tá perguntando ond está o documento do carro responda-me rápido por favor!!!!
ResponderExcluir