quarta-feira, 25 de julho de 2012

Santo Antônio da Patrulha-RS


Olá! Nós somos da Babi Jaques e Os Sicilianos e essa é mais uma postagem documental! (trilha estilo National Geographic)

É bom deixar claro que essa postagem será enorme, grande mesmo, então prepare os olhos e o coração, minhas caras e meus caros:

Estamos de volta e dessa vez pra contar um pouco de como foram as apresentações na 25º Moenda da Canção e no Fenacan 2011 em Santo Antônio da Patrulha-RS.

Pois bem, depois de alguns dias bem alegres em Porto Alegre, na tarde do dia 19 de agosto everedamos pela freeway em direção ao nosso destino, que segundo informações, figura no hall das quatro cidades mais antigas do Rio Grande do Sul. O caminho - que diga-se de passagem é um tapete - foi repleto de lembranças e ótimas recordações; no ano de 2010 tivemos a oportunidade de conhecer Santo Antônio e de participar da edição anterior de ambos os eventos, o que fora vivido por nós na época ficou bem gravado na placa mental e deixou muita saudade.

Viver a e na estrada é algo realmente singular. Todo dia, o dia todo é repleto de novidades e surpresas; o ser humano tem a oportunidade de conhecer os mais variados tipos de pessoas e se deparar com as mais diversas situações, tudo isso nos mais distintos cenários. Devido aos contextos das viagens e a nossa eterna transitóriedade, as relações que estabelecemos acabam se tornando bastante intensas, como se tivessmos que, em pouco tempo, conhecer e saborear tudo o que o outro tem para nos oferecer.

Na nossa primeira ida a Santo Antônio da Patrulha conhecemos uma linda família, e quando falamos linda, é linda mesmo; são lindos seus corações, suas intenções, seus sonhos, suas relações e sua vida. Sem conhecer, em uma madrugada de sábado, abriram sua casa, seu forno e sua geladeira para aqueles jovens perdidos, que estavam a exatos 3.682kms de seus domícilios. A breviedade do nosso encontro foi inversamente proporcional ao prazer e aos bons sentimentos compartilhados naquela noite. Ficaram as lembranças e a saudade de Everson, Carine, Marília e agregados.

Entretanto quis o destino e os curadores da Moenda da Canção que regressássemos para aquela querência. Assim que soubemos disso fomos logo nos escalando para ficar pertinho da geladeira e do forno da casa dos nossos amigos; e como tradicionais moendeiros que são - relembrando os velhos tempos em que o município não possuía hotel e os participantes do festival ficavam nas casas das familias - nos receberam no aconchego de seu lar e lá fomos nós nos espalhando, mais uma vez, pela vida das pessoas. Foi ótimo estar perto deles, conversar um pouco mais, sentir por mais tempo esse carinho, esse aprendizado e essa amizade.

Falando um pouco das apresentações: Na sexta-feira, dia 19, iriamos realizar nosso show dentro da programação da Feira Nacional de Negócios da Cana - FENACAN 2011, mas a chuva e o vento acharam por bem que não seria um bom dia para isso. Como não é de nosso feitío lutar contra as forças da natureza, aceitamos resignados e fizemos nosso concerto no dia seguinte. No sábado tocamos para os amigos patrulheiros e pra um tal de minuano, que é um "ventinho" de origem polar característico da região e que é muito frio, muito mesmo, ainda mais para nós que viemos de um lugar conhecido pela alcunha de Hellcife. Ao fim da apresentação se cogitou mudar o nome da banda para Babi Jaques e Os Picolés Sicilianos.


Outro compromisso do sábado era a nossa apresentação defendendo a canção "Hino a Ninkasi" na mostra competitiva Moenda da Canção. A Moenda é um evento muito bem conceituado no circuito de festivais da canção do nosso país; é muito bem organizado, tem um público que lota todos os espaços do ginásio onde acontece, possui um alto nível técnico de seus participantes e as canções são sempre interessantes. Em outrora o festival permitia apenas a inscrição e a disputa de canções nativista - leia-se: música tradicional do Rio Grande do Sul. Hoje, apesar dessas composições serem a grande maioria, na competição se aceitam obras de variados estilos e origens. Nossa presença em dois anos consecutivos comprova isso!

Em eventos que possuem o formato de disputa, geralmente cada artista sobe no palco e toca a sua composição, só ela, sem antes nem depois; a adrenalina vai lá em cima, você sai do palco sem entender muito o que tá acontecendo e o nervosismo consome o cidadão até o anúncio dos classificados para a final. Após a apresentação do Grupo Tholl de teatro e circo, foi dada a notícia: Pelo segundo ano consecutivo os mafiosos Sicilianos estavam na final e pela segunda vez esse foi o presente de aniversário da nossa irmã caçula Bárbara Jaques, que completou mais um aninho de vida no dia seguinte.


No dia 21, domingo, foi a final. Nem a expêriencia de ter ganho mais de dez prêmios dessa forma tira o frio na barriga e a moleza nas pernas. Contudo, independente da reação de nossos corpos, o show tem que acontecer; nos apresentamos e foi bom demais, a emoção sentida nessas horas é, de fato, viciante. Apesar de o intuito de nossas apresentações em festivais com esse formato ser o de difundir nossa arte, uma sensação de alívio muito grande ocorre quando, no anúncio dos vencedores, o nome do seu trabalho está relacionado. Pelo segundo ano nós levamos o prêmio de "Melhor Visual de Palco". O grande vencedor da noite foi um grande parceiro de estrada, o cantor e compositor Zé Alexandre com a sua "Água Boa de Beber".

São tantas histórias, tantos momentos, tantos detalhes que torna praticamente impossível lembrar e relatar tudo. Então, para partirmos, vamos começar os milhões de agradecimentos, desculpa se esquecemos alguém, não foi por mal:

Primeiramente a Carine, Everson (Lagarto), Marília e ao Gato (Hmmmm.... hahahha), pela amizade, recepção e o carinho. Ao nosso grande e exclusivo produtor em Santo Antônio da Patrulha, Alessandro Cardoso. Que nós conhecemos pelo nome de Sandro e/ou Sandrinho e achamos que combina muito mais com ele e com seu espirito atencioso e amigo! Ao mafioso Felipe Essy, a Andréa Carvalheiro, a produção do FENACAN, a todos da Moenda Associação de Cultura e Arte Nativa e a todos os Moendeiros.

Ah! O vídeo que abre o post é o da nossa apresentação na final da 25ª Moenda da Canção. Vejam e sintam um pouco da nossa emoção!

Por hoje é isso.

Ciao

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...